quarta-feira, 3 de maio de 2017

Programação cultural no 23º aniversário de emancipação política de Assunção foi bem recebida pelo público



Esse ano Assunção comemorou 23º anos de emancipação política. A programação das festividades foi elaborada pensando a intersetorialidade da gestão e sociedade civil. A SeCult, responsável pela logística das diversas ações garantiu a execução do evento. O 29 de abril foi comemorado com muita festa popular e alegria do povo assunçãoense. 

No dia 26 de abril, em sessão solene na câmara de vereadores no lançamento oficial do Brasão do município, também foi realizada uma mesa redonda intitulada "Memória e Construção da Identidade Coletiva do Povo Assunçãoense" que contou a presença de vários setores da sociedade e agentes do município que contribuíram e estão contribuindo para manter viva nossas tradições, memórias históricas e culturais, além de ter acontecido duas exposições: Assunçãoenses do Século XX e Assunção 21. 

No dia 27, aconteceu o Luau Cultural. Ação integrada entre a SeCult e a Sec. Ação Social/CCJ. O Luau Cultural contou com a apresentação do Grupo da Terceira Idade; lançamento e show da Banda do Centro de Convivência para Jovens; lançamento e show da Banda SolLuar; e grande show da Banda Basta Semear.

Outro momento importante foi a I Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Assunção na sexta dia 28 de abril. A feira foi articulada pela SeCult juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assunção e Ematere apoio do Vereador João de Paizin. A Secretaria de Saúde disponibilizou serviços de verificação de PA, peso, glicemia e distribuição de kits de higiene bucal, como também a Ação Social fez panfletagem - Programa Criança Cidadã. Além de ter sido animada pelo um trio de forró pé de serra, o CCJ também participou e fez apresentações. 

A programação cultural foi fechada com o I Encontro de Sanfoneiros de Assunção. Na oportunidade a Junina Lume da Fogueira fez uma linda abertura homenageando a sanfona. Logo após, os sanfoneiros se apresentaram sob regência do maestro Natan Gomez. O encontro é o início de um projeto permanente entre a SeCult e Seduc que visa a valorização dos nossos artistas locais. 

Após o encontro, as bandas Show dos Três e Lenilson Nunes fecharam a noite com muito forró e MPB.