Em abril de 2002 a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, através do programa Universidade Solidária (Unisol), envivou uma equipe de 10 estudadntes da graduação e umprofessor para o pequeno município, no cariri Paraibano. Na antiga Estaca Zero das histórias de Ariano Suassuna, o grupo encontrou um Brasil bastante real. Durante 21 dias, alunos e moradores vivenciaram uma experiência intensa, rica em descobertas e aprendizados, que colaborou para a formação de todos e forneceu elementos importantes para a refelexixão sobre a Universidade que o Brasil precisa.
Equipe em Assunção
Professora coordenadora: Luciano P. Zucco - Escola de Serviço Social/ Estudantes: Cinthia V. Tarrisse da Fontoura - Arquitetura/ Cristinane da Silva Santana - Serviço Social/ Daniely Sabrina Lima Carneiro - Enfermagem/Diego Cândido Gomes Reis - Medicina/Felipe T. B. Caixeta - Comunicação/ Flávio Junqueira - Farmácia/ Gabriela Xavier de Brito Setta - Arquitetura/ Lílian da Costa Frangoso - Enfermagem/ Petrus Magnus Amaral Galvão - Biologia/ Rita de Cássia Felipe Martins - Música/Coordenação geral: Ana Inês Souza - PR-5/UFRJ
Agradecimentos:
Aos moradores de Assunção e ao Gabinete do Professor Aloísio Texeira, que apoiou a conclusaõ do vídeo.
Aos moradores de Assunção e ao Gabinete do Professor Aloísio Texeira, que apoiou a conclusaõ do vídeo.
Estaca Zero:
Imagens e edição: Felipe Caixeta/ Imagens adicionais nas festas do município e no cinena na preça: Naldo Santos/ Músicas: Seu Dadá/ Finalizando de áudio: Damião Lopes/ Direção: Felipe Caixeta.Livro Estaca Zero de Ontem, Assunção de Hoje
Lancado em janeiro de 2003
Sobre os autores :
José Luciano de Queiroz Aires
Lázaro Alves de Farias
Livro Assunção Paraíba
Construindo uma Nova História
O livro Assunção Paraíba Construindo uma nova História é fruto de Filhos de Assunção que objetivaram retratar a história dos Assunçãoenses como sujeitos sociais que contribuem para a construção de sua identidade, fazendo uma proveitosa viagem no tempo investigando nossas raízes em torno da formação sócio-histórica e geográfica, das relações de gênero e no cotidiano vivenciados por estes cidadãos. Assim, composto por um corpo de professores, o estudo propõe que os indivíduos sujeitos de sua própria história, não desempenhem o papel de meros espectadores mas que, ao longo da leitura proposta interajam como sujeitos construtores, colocando-se no centro dos acontecimentos. Em suma, buscamos registrar vivências em todas os aspectos, para que as gerações futuras tenham o conhecimento de nossas raízes para que a identidade do nosso povo não se perca no tempo.
O Evento foi motivo de festa e teve a Programação de 03 dias. (01- 02 e 03 de Novembro de 2013) Contando com Pré-lançamento na Câmara de Vereadores de Assunção. Culto e Missa em Ação de Graças culminando com o Lançamento oficial no Clube Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário